Área do clienteCadastre-se

Serviços

Certificação Profissional

Por meio do seu PROGRAMA DE CERTICAÇÃO DE COMPETENCIAS PROFISSIONAIS, é possível reconhecer formalmente suas competências profissionais independentemente da forma como foram adquiridas: seja em cursos e programas de treinamentos realizados anteriormente, ou ainda no próprio exercício de sua profissão.

Muitos são os profissionais que estão no mercado de trabalho e apresentam as capacidades necessárias para o exercício de sua profissão, mas não possuem um diploma ou certificado que comprove a competência adquirida com a prática do seu trabalho.

Se você é um desses profissionais e busca um melhor posicionamento no setor produtivo procure agora mesmo o SENAI.

POR QUE PARTICIPAR DE UM PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL?

Realizando este processo de avaliação e, tendo sido aprovado, o trabalhador recebe um Certificado de Qualificação Profissional ou Diploma de Habilitação Técnica de Nível Médio que comprovam formalmente suas competências para o exercício legal da sua função, e assim obter maior reconhecimento profissional, ampliando suas oportunidades de trabalho, reclassificação ou recolocação no setor produtivo. Esses documentos possuem garantia de qualidade ISO 9001 e da marca SENAI sendo, portanto,  um importante diferencial para sua valorização profissional junto ao mercado de trabalho.

Com um diploma de Habilitação Técnica, você poderá, por exemplo, realizar seu registro no CREA ou nos demais Conselhos Regionais de Fiscalização de Atividades Profissionais.*

 

COMO É FEITA A CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL?

O trabalhador é avaliado em duas etapas por meio de provas teóricas e práticas, previamente agendadas que verificam e comprovam as competências profissionais do candidato de acordo com o perfil profissional da ocupação em que ele deseja ser certificado. Os exames são realizados no Centro de Exames para Certificação – CEC do SENAI.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA INSCRIÇÃO

Certidão de Casamento ou Nascimento, Carteira de Identidade, CPF, Comprovante de residência, Carteira de Trabalho ou Comprovante de exercício profissional da ocupação a ser certificada, Comprovante de pagamento da primeira etapa do processo de certificação.

PRÉ-REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO

Escolaridade mínima exigida: Ensino Médio Completo
Idade Mínima: 18 anos
Experiência profissional comprovada na ocupação a ser certificada: No mínimo 02 anos.

OCUPAÇÕES:

  • TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO
  • TÉCNICO EM ALIMENTOS
  • TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
  • TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES
  • TÉCNICO EM ELETROELETRÔNICA
  • TÉCNICO EM ELETROMECÂNICA
  • TÉCNICO EM ELETRÔNICA
  • TÉCNICO EM IMPRESSOR OFFSET
  • TÉCNICO EM INFORMÁTICA
  • TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET
  • TÉCNICO EM LOGÍSTICA
  • TÉCNICO EM MANUTENÇÃO AUTOMOTIVA
  • TÉCNICO EM PLÁSTICO
  • TÉCNICO EM REDES DE COMPUTADORES
  • TÉCNICO EM SEGURANÇA NO TRABALHO

*consulte cursos com essa disponibilidade.

Contato

Centro de Exames para Certificação
Fone: 82 3217-1613
Fale conosco

Sobre esta área de atuação

É considerada uma das áreas mais significativas no campo da indústria para a economia nacional. Conta com o apoio do SENAI na formação de profissionais, na melhoria de processos e desenvolvimento de produtos com inovação, qualidade e segurança, além da assistência técnica e tecnológica às empresas. Esta área compreende as atividades relacionadas ao o processamento de matérias-primas tanto de origem vegetal como de origem animal para a fabricação de alimentos. Utilizando, para isso, os processos industrializados, tais como derivados de carnes e leite, até os processos mais artesanais, como os encontrados em panificações, confeitarias, restaurantes, hotéis e similares.

Sobre esta área de atuação

Consiste na produção de materiais impressos para uma variedade de clientes. Esse trabalho envolve todos os aspectos do processo de impressão como: planejamento inicial, preparação de recursos e monitoramento consistente da qualidade. A utilização de impressora offset e outros equipamentos, aliados ao conhecimento adequado, permitem a criação de produtos de mídia impressa de alta qualidade, eficiente e rentável. Nesse sentido, o SENAI contribui com a formação de profissionais qualificados e competitivos, com a melhoria de processos, qualidade e segurança, além da assistência técnica às empresas.

Sobre esta área de atuação

Área da indústria que, ao longo da história, busca grande evolução tecnológica com o objetivo de proporcionar melhorias tanto para a qualidade de vida, como para o pleno desenvolvimento do país, tendo em vista que mantém um mercado consumidor crescente e cada vez mais exigente. Contido neste cenário, o SENAI oferece toda uma formação de profissionais e suporte (assistência técnica e tecnológica) ao setor produtivo, em sintonia com as demandas de produção e manutenção de veículos automotores.

Sobre esta área de atuação

Esta área é uma das maiores contribuintes para o desenvolvimento econômico do país, uma vez que gera emprego e renda. Além disso, tem a seu favor o avanço tecnológico, que possibilita a utilização de novos materiais no processo de atuação em diferentes segmentos. Entre os quais, podemos destacar construção, demolição e reforma de pequenos e grandes empreendimentos, tais como: casas residenciais, hotéis, condomínios, shopping centers, barragens, aeroportos, viadutos, estradas, hidrelétricas, entre outros, envolvendo a elaboração de projetos de engenharia e sua execução. Esta área conta com o apoio do SENAI na formação de profissionais, na melhoria de processos, inovação técnica e tecnológica, qualidade e segurança, além da assistência técnica às empresas.

Sobre esta área de atuação

Segmento industrial com vasto campo de aplicação, entre os quais: desenvolver, implantar automação e manter sistemas elétricos nas áreas residencial, predial e industrial; contribuindo para o avanço tecnológico de forma significativa, uma vez que os processos e produtos têm ampla atuação em diversas áreas. Nesse contexto, o SENAI contribui com a formação de profissionais qualificados e competitivos, com a melhoria de processos, inovação técnica e tecnológica, qualidade e segurança, além da assistência técnica às empresas.

Sobre esta área de atuação

Segmento industrial com vasto campo de aplicação, com atividades que visam: desenvolver, implantar e manter sistemas de produção automatizados (circuitos analógicos, digitais e de potência), que otimizam a produção industrial e geram modernização, competitividade e qualidade. De forma significativa, contribui para o avanço tecnológico, uma vez que os processos e produtos têm ampla atuação em diversas áreas. Nesse contexto, o SENAI contribui com a formação de profissionais, melhoria de processos, inovação técnica e tecnológica, qualidade e segurança, além da assistência técnica às empresas.

Sobre esta área de atuação

A gestão representa uma competência necessária à sobrevivência de um negócio. Os processos de decisão da alta direção ao operacional são amparados nas ferramentas que a gestão utiliza na busca por melhores resultados organizacional, como forma de garantir a eficiência e produtividade na indústria. Nesse contexto o SENAI contribui com a formação de profissionais qualificados e competitivos, com a melhoria de processos, inovação técnica e tecnológica, qualidade e segurança, além da assistência técnica às empresas.

Sobre esta área de atuação

Abrange as atividades de planejamento, programação e desenvolvimento de sistemas e aplicações para a internet, determinando a estrutura de dados, critérios ergonômicos de navegação, interface gráfica; além de compreender a montagem, instalação e configuração dos mais diversos equipamentos de informática, possibilitando o suporte em informática e consultoria quanto às necessidades acerca de recursos tecnológicos relacionados à informática. Nesse cenário, o SENAI contribui com a formação de profissionais qualificados e competitivos, com a melhoria de processos, qualidade e segurança, além da assistência técnica às empresas.

Sobre esta área de atuação

Segmento que visa controlar processos industriais como forma de garantir a máxima eficiência na cadeia produtiva, possibilitando o acompanhamento dos indicadores de desempenho por meio de sistemas de supervisão, gerando qualidade e competitividade para indústria. Nesse contexto, o SENAI contribui com a formação de profissionais qualificados e competitivos, com a melhoria de processos, inovação técnica e tecnológica, qualidade e segurança, além da assistência técnica às empresas.

Sobre esta área de atuação

Nesta área, os processos de transformação de metais em bens de consumo e serviços ocorre por meio de processos de usinagem ou deformação plástica. Desse modo, é possível identificar a fabricação de produtos tais como: pequenos equipamentos, grandes estruturas metálicas e veículos. Assim, visando o desenvolvimento industrial, o SENAI contribui com a formação de profissionais qualificados e competitivos, com a melhoria de processos, inovação técnica e tecnológica, qualidade e segurança, além da assistência técnica às empresas.

Sobre esta área de atuação

Esta área tem uma importância significativa, uma vez que as ações são relacionadas aos cuidados com as pessoas. Compreende às tecnologias e normas associadas à segurança de pessoas no processo produtivo, controle e avaliação de riscos, bem como a redução de danos e acidentes no trabalho, conforme a legislação em vigor. Nesse sentido, o SENAI contribui com a formação de profissionais qualificados e competitivos, com a melhoria de processos, qualidade e segurança, além da assistência técnica às empresas.

Sobre esta área de atuação

A área de polímeros requer a realização de processos de injeção, extrusão e escolha de aditivos, corantes e pigmentos para a produção de plásticos. O plástico é um dos materiais que pertencem à família dos polímeros. Esta área contempla os processos de produção e transformação do plástico, além de avaliar as características dos materiais e examinar suas propriedades químicas, físicas e mecânicas, tendo em vista a qualidade de seus produtos, os quais apresentam diversificada aplicação doméstica e industrial. Nesse sentido, o SENAI contribui com a formação de profissionais qualificados e competitivos, com a melhoria de processos, inovação técnica e tecnológica, qualidade e segurança, além da assistência técnica às empresas.

Sobre esta área de atuação

Sendo a logística responsável pelo suprimento dos recursos necessários à gestão de uma empresa como forma de garantir a eficácia do processo, se torna indispensável para o desenvolvimento industrial. O planejamento logístico define a movimentação dos fluxos de operação, a partir da entrada de matérias-primas, até a produção e distribuição de produtos ao consumidor final. Frente a esse contexto, o SENAI contribui com a formação de profissionais qualificados e competitivos, com a melhoria de processos, inovação técnica e tecnológica, qualidade e segurança, além da assistência técnica às empresas.

Sobre esta categoria de serviço

Certificação é um processo de reconhecimento profissional no qual uma entidade (SENAI), avalia se determinado candidato possui conhecimento teórico e prático em uma determinada ocupação.

Compartilhe: