Área do clienteCadastre-se

Notícias

Senai/AL capacita colaboradores para elevar desempenho no SAEP

Terça-feira, 11 de julho de 2017

Outro objetivo da ação é aprimorar o desempenho dos discentes em avaliações de âmbito nacional

O Departamento Regional de Alagoas do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial está investindo em ações com foco na melhoria do desempenho dos estudantes e elevação dos percentuais de alunos nos níveis ‘adequado’ e ‘avançado’ no Sistema de Avaliação da Educação Profissional (SAEP). O sistema fortalece e enriquece a prática do ensino profissional no Senai.

Por isso, entre os dias 9 e 27 de junho, aproximadamente 90 colaboradores, entre docentes e coordenadores de Educação, foram capacitados na elaboração de itens da metodologia da TRI – Teoria de Resposta ao Item.

A ideia do método é verificar uma habilidade a cada assertiva e se o aluno possui o embasamento do conteúdo. De acordo com o analista da Gerência Executiva de Educação do Senai/AL, Thiago Melo, “os itens, que são realizados seguindo a metodologia, não devem confundir o pensamento do estudante e sim permitir aferir se sabem ou não determinado conhecimento”.

Outro objetivo da ação é aprimorar o desempenho dos discentes em avaliações de âmbito nacional, como a avaliação de desempenho dos estudantes do Senai. Segundo Nívia Andrade, gerente Executiva de Educação Profissional, o foco da avaliação é tornar a proficiência dos alunos um indicador de desempenho. “Esses indicadores possibilitam verificar o alcance das competências necessárias ao desempenho da ocupação”, ressaltou ela.

A oficina contou com a expertise dos colaboradores Flávio Santos, Ricardo Cavalcante e Thiago Melo. Para realçar o aprendizado, nesta quinta-feira, 13, haverá um momento especifico com os revisores DR, profissionais que são responsáveis pela validação de todos os itens desenvolvidos.

Neste dia, os docentes e coordenadores serão capacitados na metodologia de revisão e usabilidade na ferramenta digital de elaboração/revisão/avaliação de itens desenvolvida pelo Senai-AL.

Educação à distância – O resultado do Saep divulgado em abril último revela um bom desempenho dos cursos de educação à distância. Dos nove cursos avaliados, seis tiveram notas acima dos cursos presenciais, conforme a tabela abaixo. 

Compartilhe: