Área do clienteCadastre-se

Notícias

Pesquisa nacional destaca qualidade dos cursos do Senai Alagoas

Segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Empresas preferem contratar profissionais formados pela instituição

A Pesquisa de Acompanhamento de Egressos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), realizada pelo Departamento Nacional em parceria com os Departamentos Regionais aponta, mais uma vez, que o Senai Alagoas é destaque entre as empresas, alunos e egressos.

Dados extraídos do painel 2015/2017 do estudo apontam que o Senai Alagoas é destaque em vários indicadores, como Promoção Socioprofissional; Adequação do Perfil dos Egressos; Posicionamento da Imagem do Senai; Laborabilidade (taxa de egressos ocupados no mercado formal = 72%); e Satisfação do Cliente (nota de satisfação dos egressos com o curso = 9,4).

“Cem por cento das empresas preferem contratar egressos do Senai Alagoas, é o que aponta a pesquisa”, comemora a gerente executiva de Educação do Senai/AL, Nívia Maria Carvalho de Andrade.

Ela explica que o Departamento Regional acompanha os egressos do Senai para avaliar e garantir a adequação dos programas de educação profissional às expectativas profissionais e sociais de cada um.

“Além disso, buscamos considerar a adaptação do programa frente às novas exigências da indústria brasileira, o que garante, entre outras coisas, que o aluno conclua o curso em sintonia com os avanços tecnológicos e com as novas formas de gestão do trabalho”, afirma.

“Além de atingir todos os indicadores estratégicos em 2017, a Gerência Executiva de Educação procurou melhorar ainda mais a qualidade dos serviços ofertados aos alunos e empresas, garantindo que o Senai Alagoas mais uma vez fosse referência e destaque nacional”, acrescentou Thiago Melo, analista da Gerência Executiva de Educação do Senai/AL.

Metodologia – No triênio 2015-2017 foram coletados indicadores de mais de 220 mil entrevistados espalhados por todas as regiões do país. Somente em Alagoas, foram mais de 6.500 entrevistados entre alunos, egressos e empresas.

A pesquisa que monitora indicadores sobre alunos e egressos nas modalidades de Aprendizagem Industrial, Qualificação Profissional e Habilitação Técnica ainda destaca os novos conhecimentos sobre a profissão; a entrada no mercado de trabalho, a melhoria no desempenho profissional e a possibilidade de permanência no emprego após o curso do Senai.

Compartilhe: