Área do clienteCadastre-se

Notícias

Aluno do Senai/AL vai para mundial de profissões nos Emirados Árabes

Sexta-feira, 06 de outubro de 2017

Renato de Oliveira Jucá viaja nesta segunda-feira para Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes onde competirá na ocupação Gestão de Sistemas de Rede ma Worldskills

Foram quase três anos de preparação, entre 8 e 12 horas diárias dedicadas aos estudos, além de avaliações periódicas para manter o nível técnico. O aluno do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Alagoas (Senai/AL) Renato de Oliveira Jucá, de 19 anos, está pronto para representar o Brasil na maior competição de educação profissional do mundo, a Worldskills 2017.

Nesta segunda-feira, 9, ele viaja para Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes, onde competirá na ocupação Gestão de Sistemas de Rede. O evento acontece de 15 a 18 de outubro, reunindo mais de 1,2 mil jovens, de 68 países, em 52 ocupações técnicas. Durante a Worldskills, os competidores realizam tarefas típicas de cada profissão e são avaliados conforme os critérios conhecimento, habilidades e atitudes.

Renato garante que está afiado, tanto no aspecto técnico quanto no psicológico, pois precisa de tranquilidade para ter um bom desempenho nas provas. “Estou confiante no que aprendi durante todo esse treinamento, no conhecimento que adquiri com meus professores, tanto em Brasília-DF quanto aqui (no Senai/AL). Estou confiante de que darei o meu melhor tanto tecnicamente quanto psicologicamente”, afirma.

Foi assim que, na avaliação promovida em março deste ano pelo Departamento Nacional do Senai, ele superou a nota do competidor do estado de São Paulo e abriu o caminho rumo a Abu Dhabi. Na semana passada, Renato Jucá fez outro teste e alcançou, mais uma vez, o índice técnico para carimbar o passaporte.

Tímido, ele ainda está aprendendo a lidar com as pessoas que o reconhecem ao vê-lo nos outdoors espalhados pela capital alagoana. “É engraçado, o pessoal no ônibus olha assim, para o outdoor, olha para mim e não acredita. Então, é bastante engraçado, na hora tento disfarçar, e fico sem jeito”, revela.

A relação do jovem com o Senai começou juntamente com a adolescência, estimulada pelo exemplo do irmão mais velho, Rafael Jucá. “Conheci o Senai através do meu irmão, que fez [o curso de] aprendizagem pela Eletrobras, na área de Informática. E eu, olhando ele pelo Senai, percebi que evoluiu bastante. Então, quando chegou na minha idade, que era 14 a 15 anos, consegui passar na mesma prova que ele fez, da Eletrobras, como jovem aprendiz”, lembra.

Destaques

Três colaboradores do Senai de Alagoas também viajam a Abu Dhabi para integrar a equipe técnica da Worldskills 2017. O instrutor da área de Informática Avner Miguel, que participou do treinamento de Renato Jucá, será expert (avaliador) das provas de Gestão de Sistema de Redes.

Robert Knowles, gestor do Núcleo de Tecnologia Multímidia do Senai/AL, avaliará os competidores na ocupação IT Software Solutions e coordenará o sistema de avaliação CIS. Além ter treinado o russo Konstantin Larin na área de Web Design e Development, o colaborador do NTM do Senai/AL Marcelo Strehl será avaliador e coordenador de um dos três módulos de prova dessa ocupação.

Compartilhe: