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Eficiência energética: como a inovação pode ajudar?

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  • Quem busca o sonho de comprar um imóvel também pode investir no futuro

    Senai/AL marca presença no Festival Ademi da Casa Própria

    Além do sonho de comprar um imóvel, os visitantes da 16ª edição do Festival Ademi da Casa Própria têm a oportunidade de buscar o seu futuro no mercado de trabalho, por meio de uma capacitação profissional. São diversas possibilidades ofertadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).   Presente em Maceió e Arapiraca, o Senai é o caminho certo para quem busca qualificação, crescimento profissional e vantagem competitiva no mercado de trabalho. No estande da entidade da Indústria, os visitantes podem participar de um game e ganhar brindes, além de conferir as vagas em vários cursos técnicos nas áreas de Automação Industrial, Logística, Eletromecânica, Petroquímica, Eletrotécnica, Produção de Moda, Edificações, Química, Informática para Web e Segurança do Trabalho.  

    O Festival

      Aberto nessa terça-feira (7), com a presença do vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), José da Silva Nogueira Filho, o evento segue até o próximo domingo (12), na Praça Central do Maceió Shopping. São ofertadas 1.300 unidades, entre apartamentos, casas e terrenos, de sete construtoras.   O público também conta com condições especiais de pagamento e atendimento da Caixa Econômica Federal para encaminhar os financiamentos dos imóveis, cujos preços variam de R$ 140 mil a R$ 700 mil.   O 16º Festival Ademi da Casa Própria é uma realização da Ademi-AL, correalização da Fiea, Sebrae e Sinduscon-AL, com patrocínio da Caixa,  Algás, Coopercon, Mútua, Krona Tubos e Conexões, além do apoio do Maceió Shopping.

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  • Tapete Vermelho: Sesi e Senai envolvem colaboradores em projeto de transformação

    Colaboradores do Sesi e do Senai que atuam no relacionamento com os clientes, seja direta ou indiretamente, vivenciaram uma experiência digna do Oscar na última sexta-feira (26). O evento Red Carpet aconteceu no Parque Shopping, com direito a tapete vermelho, “assédio” de paparazzi, pipoca, refrigerante e uma palestra enriquecedora.   Um dos objetivos é que essa experiência positiva se reflita no relacionamento do Sesi e do Senai com seus públicos nesse momento de transformação, em que a área de Inteligência de Mercado dá lugar à Gerência Executiva de Produto e Cliente. O diretor regional do Senai e superintendente do Sesi, Carlos Alberto Paes, conta que as instituições veem a materialização de um sonho.   “Isso vem reforçar toda essa nossa relação com o nosso cliente, melhorar bastante a nossa questão da performance, da excelência, da eficiência, da busca de um sonho que foi desenhado lá atrás. É a arrancada de um projeto que não é simples, porque a gente mexe com a cultura, mexe com pessoas. E é um projeto no qual, dentre os três pilares que mais a gente atua, o de pessoas, agora terá que fazer a diferença”, ressaltou.   “É uma mudança de cultura e mais desafio que venceremos graças aos investimentos realizados e, principalmente, às nossas pessoas, que vão continuar fazendo a diferença no encantamento dos clientes”, afirmou a diretora de Marketing e de Segurança e Saúde para a Indústria (SSI), Cláudia Piatti.   Na ocasião, os colaboradores foram presenteados com a palestra da fundadora do Instituto Cliente Feliz, Gisele Paula. Ela também é co-fundadora da plataforma Reclame Aqui e tem vasta experiência na relação entre clientes e empresas. Gisele vai prestar apoio ao Sesi Senai nesse novo desafio. Inicialmente, serão seis meses de consultoria, que inclui o mapeamento dos processos internos e toda a interação que as entidades mantêm com os seus diferentes públicos.   A assessora de Marketing do Sistema Fiea, Ana Paula Fonseca, explica que o evento de sexta-feira foi apenas o começo da implantação das mudanças. “Hoje (sexta-feira) é o lançamento [do projeto] para os colaboradores que têm uma ligação maior com o cliente. Durante a semana, ocorrerão outras atividades. Estamos começando agora, tocando o coração das pessoas, porque não é apenas uma área que faz as coisas acontecerem, tem que estar no coração de cada um”, afirmou Ana Paula, que está como gerente interina da nova área.   O Red Carpet reuniu mais de 350 colaboradores no cinema do Parque Shopping, e contou ainda com as presenças das diretoras de Educação e Tecnologia, Cristina Suruagy, e de Gestão Estratégica, Nathália Romaguera.

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  • Alunos que vão representar o Brasil na Worlsdskills 2024 treinam no Senai/AL

    No caminho para chegar ao topo do mundo, quatro alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) – três de São Paulo e uma de Goiás – passam esta semana em Maceió. Porém, a estadia na bela capital alagoana, de praias famosas, será de muito trabalho visando ao destino final: Lyon, na França. É lá que ocorre o mundial de profissões, a WorldSkills 2024. Na sua 47ª edição, a competição será realizada de 10 a 15 de setembro deste ano.   Os jovens são da área de Tecnologia. No treinamento em Maceió, eles vão simular o ambiente de competição que encontrarão na cidade europeia, entre competidores de outros países. As provas da Worldskills testam habilidades individuais e coletivas de suas ocupações dentro de padrões internacionais de qualidade. Para chegarem bem preparados, o Senai de Alagoas, além de todo know how na área, montou um estrutura especial para recebê-los na escola Senai Poço.   O treinamento começou nesta segunda-feira, 22, e segue até sexta, 26. Estão em Maceió os alunos Gustavo Souza (Senai/SP), da ocupação Soluções em Software para Negócios; João Pedro Ribeiro (Senai/SP), da ocupação Desenvolvimento de Aplicativos Móveis; Isabella Rodrigues Souza (Senai/GO), de Tecnologia de Design Gráfico; e Pedro Lucas Câmara Rodrigues Lopes (Senai/SP), da ocupação Tecnologias Web.   A Alagoas, os jovens vieram acompanhados de seus “experts”. Eles são especialistas que compartilham suas experiências e competências, sendo fundamentais na competição. “Nossa missão é acompanhar os competidores e realizar toda a gestão do treinamento, desenvolvendo o plano de treino, realizando capacitações junto aos demais especialistas experientes nas competências a serem desenvolvidas, em busca de preparar os competidores para uma competição de profissões que avalia os resultados baseados em padrões internacionais”, explica a alagoana Leyla Santos, que é expert da ocupação Tecnologias Web.   Ela vai acompanhar o representante brasileiro desta área profissional em Lyon e conta que a preparação vai além das técnicas. “Além dos conhecimentos técnicos, é fundamental o desenvolvimento das competências comportamentais, que são indispensáveis para todo profissional, objetivando prepará-los da forma mais completa possível para a competição internacional”, acrescenta.   Em Maceió, eles contam ainda com o apoio e experiência de profissionais que, de alguma forma, tiveram experiência com a competição. É o caso do colaborador Luiz Ferreira, do Senai Poço, que atuará como consultor e avaliador da competidora goiana Isabella Rodrigues, cujo expert não pôde viajar para a capital alagoana.    Nesta segunda-feira, 22, após as boas-vindas e ambientação no espaço exclusivo, João Pedro, de 20 anos, revelou o que espera da experiência em Maceió. “É aprender bastante, porque é uma experiência nova para mim. Sentir um pouco esse clima mais competitivo, mudar um pouco de ambiente, conhecer pessoas novas e adquirir muito conhecimento para a minha carreira”, disse ele.   O estudante do Senai/SP é o primeiro brasileiro a representar o país nesta modalidade e quer fazer bonito na França. “Eu quero representar da melhor forma o Brasil, ganhar a medalha e me superar também, mostrar que eu posso!” concluiu.

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  • Senai/AL participa do encerramento do 1º Ciclo de Inovação Aberta de Maceió

    O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Alagoas teve sua atuação reconhecida durante o encerramento do 1º Ciclo de Inovação Aberta, nessa segunda-feira, 8. Coordenado pela Secretaria Municipal de Estratégias Disruptivas, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedciti), o programa, que tem o apoio técnico do Senai, é uma política pública para fomentar o desenvolvimento de soluções inovadoras e disruptivas na capital alagoana.   O 1º Ciclo entregou seis soluções para quatro desafios enfrentados por Maceió nas áreas de saúde, trabalho, ordenamento urbano e fiscalização territorial. Foram inscritos 103 trabalhos, sendo seis premiados, que receberam até R$ 50 mil. Os contratos utilizaram como referência o Marco Legal das Startups.   O gerente executivo de Inovação e Tecnologia do Senai/AL, Maicon Lacerda, participou da solenidade que teve as presenças do prefeito JHC, do senador Rodrigo Cunha, do titular da Sedciti, Sérgio Cavalcante, além das startups premiados e representantes das entidades envolvidas na iniciativa.   “A atuação do Senai ocorreu por meio da condução da metodologia do 1º Ciclo de Inovação Aberta, em conjunto com a equipe da Prefeitura de Maceió, e envolveu uma série de mentorias, oficinas, orientações técnicas e acesso ao laboratório de prototipação do Hub Senai de Inovação e Tecnologia para as startups”, reforçou Maicon Lacerda.   O prefeito JHC disse que o Ciclo de Inovação Aberta foi muito inovador. “Pela primeira vez no país nós utilizamos uma rubrica específica do governo federal para poder, através do Marco Legal das Startups, promover o desenvolvimento tecnológico através dessas empresas que desenvolvem soluções antes talvez não pensadas para as nossas cidades”, afirmou.   O secretário municipal de Ciência e Tecnologia parabenizou os premiados. “O Ciclo de Inovação Aberta é pioneiro, não só na área de ciência e tecnologia, mas na área jurídica, já que foi criado com base no Marco Legal das Startups, de autoria do prefeito JHC. Este não é apenas o fim de uma etapa, mas também o início de novas oportunidades e desafios. Vamos continuar trabalhando juntos para promover a inovação e tornar Maceió um polo de excelência em ciência e tecnologia”, afirmou Sérgio Cavalcante.   O valor da premiação foi fruto de um convênio firmado com Ministério da Ciência e Tecnologia, viabilizado por meio de uma emenda parlamentar do senador Rodrigo Cunha, de R$ 200 mil.

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